Atletas amazonenses de jiu-jitsu conquistaram seis medalhas durante o Open Internacional da modalidade realizado em São Paulo, entre os dias 14 e 15 de setembro. Foram três medalhas de ouro e três medalhas de bronze. As participantes contaram com o apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) para participar do evento. Elas retornaram a Manaus na madrugada desta quarta-feira (18/09), exibindo com orgulho as suas medalhas.
Lívia Siqueira, Polyanna Souza, Lilmara Ariana, Waleska Castro, Jessica Guerreiro, Ana Queiroz, Nathaly Barbosa, Beatriz Schramm fazem parte da academia GF Team Norte Fight, e Elisangela Medeiros é atleta do clube Carlos Holanda. As medalhas de ouro foram conquistadas por Pollyana, Lívia e Lilmara, que competiram entre atletas faixa azul. Já Elisângela e Jéssica, também faixas azuis, e Waleska, atleta faixa roxa, garantiram o bronze.
Um dos destaques da competição, Lívia Siqueira é praticante da modalidade desde os nove anos de idade e, hoje, aos 17, já tem no currículo várias conquistas como campeã amazonense, mundial e pan-americana. Diante de mais um ouro na carreira, ela lembra que não foi fácil.
“Eu estava um pouco desanimada com o esporte, mas retornei aos treinos e me senti mais segura. Na competição, fiz três lutas duríssimas. Agradeço a Sejel pelo apoio e pela oportunidade de representar as mulheres do Amazonas”.
Quem estava coordenando a equipe e ainda encontrou tempo para participar da competição foi a atleta master Waleska Castro. No auge de seus 42 anos e praticando o esporte há quatro anos, ela falou da satisfação de poder competir o Open.
“Estou muito feliz com a medalha de bronze. Finalizei a primeira adversária e por uma falta de atenção, perdi a segunda luta. Mas estou sempre na ativa para mostrar a força da mulher amazonense”.
Ainda segundo a atleta, atualmente a academia onde treina atende cerca de cem jovens e destacou a importância social do esporte, ao possibilitar que os praticantes trilhem rumos profissionais promissores e bem-sucedidos e o papel fundamental da Sejel nesse processo.
O secretário de Esportes, Caio André de Oliveira, parabenizou as meninas pelo resultado.
“É nosso dever e também uma exigência do nosso governador, Wilson Lima: atender a todos. E essas meninas estiveram comigo para pedir esse apoio. Parabenizo-as pela conquista e por representar tão bem o nosso estado”, finalizou.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras