Cachoeira do Tabuleiro, a mais alta de Minas Gerais

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Localizada no Parque Natural Municipal do Tabuleiro, no Parque Estadual da Serra Geral do Intendente, no Distrito de Tabuleiro MG à 19km da sede Conceição do Mato Dentro, a Cachoeira do Tabuleiro é a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil. São 273m de queda livre – o equivalente a um prédio de 91 andares -, diante de um paredão multicolorido, de beleza monumental. Daí a formação de um grande poço de cerca de 20m de profundidade e rodeado por blocos, inclusive, submersos. Na parte alta da cascata, antes da queda, o visitante pode apreciar outros poços e quedas d’água, em meio a jardins naturais com orquídeas e bromélias gigantes.

A vegetação predominantemente na região do Tabuleiro é o campo rupestre, com capões de mata atlântica e espécies de cerrado. O córrego Ribeirão do Campo, que deu nome ao Parque, corre formando várias piscinas naturais de água cor de caramelo até encontrar o Rio Preto, próximo à sede do distrito.

Uma das belezas naturais mais visitadas, a Cachoeira do Tabuleiro, que se encontra no distrito que leva o mesmo nome, também é conhecida como a ‘cachoeira do coração’, devido ao formato do paredão rochoso por onde despencam as águas.

Para visitar a cachoeira do Tabuleiro, é preciso se abastecer de boas informações. A primeira delas é sobre o tamanho da queda d’água: são mais de 270 metros de altura, o que a torna um símbolo majestoso da região. Se você quer apreciá-la bem de perto, uma dica é ir na época seca, entre os meses de abril e novembro.

Outro detalhe importante é saber como chegar até a queda d’água. No parque existem duas trilhas que conduzem até ela: uma que leva à parte baixa da cachoeira, de 2,5 km, e tem como destino final riachos e um imenso poço; e a outra que leva à parte alta da cachoeira, de 8 km, que contempla pequenas quedas d’águas, lagos e uma vista espetacular da região.

Veja outras informações essenciais:

  • Ingressos:o valor da entrada custa R$ 10.
  • Horário de funcionamento:o parque está aberto das 8h às 17h. Para visitar a cachoeira na parte baixa, basta chegar até às 14h, já na parte alta, até às 11h. O parque tem o limite de 200 visitantes por dia.

É importante ressaltar que todas as trilhas são muito bem sinalizadas e pode fazê-las na companhia de um guia, o que certamente vai deixar o passeio ainda mais interessante.

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -