A Policia Federal prendeu, nesta quinta-feira (8), durante desdobramento da segunda fase da ‘Operação Sangria’, algumas pessoas envolvidas em desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro. Cinco pessoas foram presas.
De acordo com dados levantados pelo Portal Amazônia sem Fronteiras, o objetivo desta fase da operação é investigar a organização criminosa presente no governo do Amazonas com o objetivo de desviar recursos públicos destinados a atender às necessidades da pandemia de Covid-19, como foi o caso que virou escândalo nacional após o governo comprar 28 respiradores superfaturados em uma loja de vinho.
A operação desta quinta-feira teve apoio do Ministério Público Federal e da Controladoria Geral da União. Ao todo, a operação visa cumprir 14 mandados judiciais expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Entre os presos estão o ex-secretário de Saúde do Amazonas Rodrigo Tobias de Souza Lima, a ex-secretária executiva de Saúde, Daiana Priscila Mejia de Souza, o engenheiro clínico Ronald Gonçalo Caldas Santos, o marido da ex-secretária de Comunicação Daniela Assayag, Luiz Carlos Avelino Júnior, e o empresário Gutemberg Leão Alencar.
VICE-GOVERNADOR É ALVO DA OPERAÇÃO
Agentes da Polícia Federal (PF) fizeram buscas no gabinete do vice-governador do Amazonas Carlos Almeida Filho. As provas apontam que a cúpula da Secretaria de Saúde se reportava frequentemente ao vice-governador para tratar de contratos da área de saúde, inclusive sobre pagamentos.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras