São 96 quilômetros de Manaus até a pequena cidade de Novo Airão. A viagem dura 2h30 de carro até o Parque Nacional de Anavilhanas, um dos mais ricos patrimônios biológicos e ecológicos do Brasil.
Tradição no município, os visitantes vão até a Novo Airão também para ver os botos cor de rosa (foto). Antes era permitido nadar com os botos, mas hoje isso não é mais possível. O turista pode apenas tocá-los no momento em que são alimentados. O contato dos grupos de turistas com os botos é feito em horários determinados.
O arquipélago de Anavilhanas, que tem cerca de 400 ilhas e belas praias de areia quando o rio está baixo (julho a novembro) é outra bela opção para que visita Novo Airão. No Parque Nacional de Anavilhanas, o rio Negro apresenta um cenário singular que oferece inúmeras possibilidades de sensações, experiências e aprendizagem, em um labirinto de ilhas e águas negras espelhadas que se transforma com a variação do nível do rio. Um espetáculo!
DICAS DE ONDE FICAR:
Pousada Novo Airão
Fica logo na entrada da cidade (Rua Naide Batista, 377 Bairro Novo Horizonte. Fone: (55-92-99133-9884)
Pousada Bela Vista
Bem localizada, na “rua da frente”, com vista para o rio Negro e as Anavilhanas (Av. Pres. Getúlio Vargas, 47 – Centro, Novo Airão – AM, 69730-000. Fone: 55-92-3365-1023
Pousada Cabocla
Rua Dr. Bruno Laukusas, Novo Airão – AM, 69730-000.
Lodge Mirante do Gavião
Está classificado como “boutique Hotel de Luxo”, com apenas 12 luxuosos e charmosos apartamentos. Também tem vista privilegiada para o rio Negro e até uma das suítes pendurada em castanheira. Fone: 55-92-3365-1644
Anavilhanas Jungle Lodge
São 26 lodges de selva. Foi apontado como um dos 10 melhores hotéis de selva do mundo, pelo jornal norte-americano New York Times.
O que fazer:
Visita e observação dos botos no Flutuante dos Botos;
Visita à Casa Atelier dos Artistas Buy e Helen Rossy, escultura de madeira, artesania fina e telas.
Visita à Fundação Almerinda Malaquias, artesanato de madeira de resíduos
Local dos índios Waimiri Atroari
Loja de Artesanato
Passeios:
Anavilhanas, Grutas do Madadá, Parque Nacional do Jaú, corredeiras do rio Carabini
Praias próximas – Praia da Coroa (5 minutos de bote de alumínio) e do Camaleão, cerca de uma hora.
Fonte: Portal Amazônia sem Fronteiras