Basta seguir por pouco mais de 50km que você vai deixar as praias da capital Vitória para ser presenteado com o delicioso clima de montanha da cidade de Domingos Martins no Espirito Santo.
A “cidade do verde’ como é conhecida, foi berço da imigração alemã, italiana e de pomeranos (alemães originários da Pomerânia, região localizada entre as atuais Polônia e Alemanha). O primeiro grupo chegou à região por volta de 1847.
O destino é um misto de romantismo e aventura. A cidade é refúgio de casais, sobretudo nos períodos mais friozinhos e, de quem busca atividades de aventura e ecoturismo.
PORTAL DA CIDADE
Logo na entrada já dá pra sentir os ares europeus com esse pórtico inaugurado em 1992.
Logo depois do portal há uma lojinha que vende licores de sabores variados, doces e artesanato. Deguste! São várias delícias!
CASA DE CULTURA e MUSEU HISTÓRICO
Aqui, nesse edifício datado de 1915, está guardado um pouco da história dos imigrantes e descendentes de alemães, pomeranos e italianos que colonizaram a região.
IGREJA LUTERANA
Tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, foi a primeira igreja evangélica no Brasil a possuir uma torre, acredita? Na época da sua inauguração, em 1866, a Constituição só permitia torres em igrejas católicas.
PRAÇA DR. ARTHUR GERHARDT
Rodeada por construções típicas e gente por todos os lados, a pracinha é o coração da cidade. É lá onde está cravado o marco da colonização alemã.
MARCO DA COLONIZAÇÃO ALEMÃ
O monumento de 1954 representa uma família europeia recém chegada a Domingos Martins. Na inscrição, os dizeres: Ao colono imigrante, que aqui veio ajudar a construir uma grande Pátria, a gratidão da terra capixaba.
INSCRIÇÕES EM ALEMÃO
As plaquinhas em alemão, com a respectiva tradução em português, estão espalhadas por todos os lados, sobretudo nos nomes das ruas. É uma forma de manter a tradição e o idioma sempre vivos, além de atiçar a curiosidade do turista.
RUA DO LAZER
É uma rua fechada, exclusiva para pedestres. Lá se concentram bares e restaurantes, onde você poderá comer torta alemã, chucrute e salsichão, claro!
PARQUE ESTADUAL DA PEDRA AZUL
Certamente, o local mais famoso de Domingos Martins. O Parque da Pedra Azul fica no Distrito de Aracê, a 50 km do centrinho da cidade. Da BR 262 a gente já consegue avistar a pedra imponente.
A região é uma delícia, cheia de pousadas e restaurantes legais. Aqui é lugar de relaxar, tomar banho nas piscinas naturais e passear contemplando a vegetação rupestre e as várias espécies espalhadas pelo caminho como bromélias, orquídeas, ipês e cedros. Respire fundo e sinta a natureza.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras