Duas toneladas de tambaquis manejados da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Mamirauá, na região do Médio-Solimões, serão vendidas em Manaus no próximo sábado (13). A comercialização será feita na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), localizada na rua Álvaro Braga, número 351, bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus, das 7h às 16h.
A ação, desenvolvida em parceria com a FAS, permite que a população de Manaus compre pescados manejados diretamente com os produtores sem a participação de atravessadores ou distribuidores. Os preços vão variar de acordo com o tamanho do peixe, de R$ 9 a R$ 17 o quilo.
A venda incentiva o manejo do peixe e gera renda às famílias pescadoras que vivem em comunidades ribeirinhas como as da RDS Mamirauá, uma Unidade de Conservação (UC) onde a FAS atua, em cooperação estratégica com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Atualmente, o manejo de peixes em Unidades de Conservação do Amazonas é uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento sustentável de comunidades ribeirinhas. Os tambaquis são de rios e lagos na RDS Mamirauá, na Zona Rural de Fonte Boa, município a 678 quilômetros de Manaus.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras