Embarcação carregada com cocaína é apreendida em alto-mar

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

A Marinha do Brasil e a Polícia Federal apreenderam, neste domingo, uma embarcação carregada de cocaína na costa do Recife, Pernambuco. Ainda em águas brasileiras, o barco foi interceptado pelo Navio-Patrulha Oceânico Araguari a uma distância de 270 quilômetros do litoral brasileiro. Cinco brasileiros que faziam o transporte da droga foram presos e conduzidos para a Superintendência da PF em Pernambuco.

A operação bem sucedida foi resultado de uma cooperação entre Brasil, Portugal, Estados Unidos e Reino Unido. Após um amplo período de coordenação entre o Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcótico (MAOC-N), sediado em Lisboa, a Drug Enforcement Administration, agência norte-americana para controle de drogas, e a National Crime Agency, órgão do país britânico, as equipes identificaram que o veleiro catamarã carregada grande quantidade de entorpecentes, que não foi informada pela corporação.

As suspeitas são de que o veleiro tenha partido do Brasil para levar as drogas até a Europa, onde seria redistribuída. Após a abordagem e prisões, a embarcação começou a ser escoltada pelo navio da Marinha até Recife, com apoio de agentes do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da PF.

Segundo o Ministério da Defesa, a ação reforça a interação entre órgãos internacionais que visam impedir o uso de embarcações para o narcotráfico. O objetivo de operações como essa, em longo prazo, é a identificação de grandes organizações criminosas e manter o monitoramento das águas de jurisdição brasileira com ajuda do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul.

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -