PGR recomenda isolamento mais severo no AM

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

O governador do Amazonas, Wilson Lima, deverá anunciar neste sábado (23) novas medidas restritivas para o estado atendendo um alerta emitido pela Procuradoria Geral da República (PGR), que deu um prazo até às 18h de hoje, para o governo estadual se manifestar sobre isso.

Caso acatem a recomendação, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e o Governo do Amazonas devem comunicar a decisão ao MPF, informando em que termos se verificará o cumprimento, com a especificação das providências a serem adotadas. Em caso de não acatamento, os envolvidos devem apresentar a respectiva justificativa.

O MPF advertiu, por fim, que o seu descumprimento poderá implicar na adoção das providências cabíveis, inclusive responsabilização civil e penal dos envolvidos. O PGR quer um isolamento mais severo porque entende que as medidas adotadas até o momento não têm surtido efeito e a pandemia continua avançando no Amazonas com o surgimento de novos casos de coronavírus diariamente.

Para a Procuradoria da República um total isolamento sanitário seria mais eficaz, se possível aumento do horário do toque de recolher. Segundo informações levantadas pelo Portal Amazônia sem Fronteiras, há possibilidades de um lockdown no parque industrial de Manaus (PIM) e no comércio, atendendo somente por delivery.

Isolamento total

A Recomendação nº 1/2021, Inquérito Civil 1.13.000.000476/2020-99 (PRAM), tem como base a declaração do próprio governador Wilson Lima, que admitiu uma possível piora na situação sanitária do Estado para os próximos dias.

“Fevereiro me preocupa muito (…) nós vimos isso agora em janeiro, fevereiro é o mês que tem mais incidênciade síndromes respiratórias. Eu não posso garantir que o pior já tenha passado. Não descarto um agravamento do problema em fevereiro”, cita uma parte do documento.

Novos casos

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Boletim Diário de Covid-19, edição de nº 294, apresentou o diagnóstico de 3.975 novos casos de Covid-19, totalizando 245.157 casos da doença no Estado.

Segundo o boletim, foram confirmados 132 óbitos por Covid-19, sendo 83 ocorridos no último dia 21 e 49 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 6.889 o total de mortes.

Reportagem: Willian D’Ângelo (Portal Amazônia sem Fronteiras)

- PUBLICIDADE -