Unimed Manaus promove “Semana de Cardiologia”, com palestras e ação de prevenção na Ponta Negra

As doenças cardiovasculares causam a morte de uma pessoa a cada 40 segundos, no Brasil. Para chamar a atenção para a gravidade do problema e a importância da prevenção, a Unimed Manaus realiza a “Semana de Cardiologia”, com palestras e ações para o público, que ocorrerão quinta-feira (14), sexta-feira (15) e domingo (17). O encerramento, no domingo (17), será na Ponta Negra, de 8h às 11h, com orientação ao público e simulação prática de como identificar os primeiros sinais de infarto e como proceder diante de uma pessoa em parada cardiorrespiratória. No local, serão distribuídos materiais informativos sobre prevenção às doenças cardiovasculares.

As atividades da “Semana de Cardiologia” marcam também a comemoração de 16 anos de funcionamento da Unidade Coronariana (UCO) da Unimed Manaus, considerada, hoje, um dos centros mais completos de atendimento a pacientes de alta complexidade, nessa área, no estado.

As ações que compõem a “Semana de Cardiologia” serão todas gratuitas. As palestras, com especialistas da cooperativa, ocorrerão de 18h às 21h, no auditório Wilson Alecrim, na Universidade Nilton Lins, onde funciona o Hospital Unimed Parque das Laranjeiras (HUPL). As palestras são direcionadas a profissionais e estudantes de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. As inscrições podem ser feitas até quinta-feira (14), no site da Unimed Manaus www.unimedmanaus.com.br.

Na quinta-feira (14), as palestras serão sobre “Arritmias na emergência”, “Reabilitação em pacientes com implante de marca-passo definitivo”, “Suporte básico de vida em cardiologia e PCR intra-hospitalar” e “Noções de ventilação mecânica na PCR intra-hospitalar”. Na sexta-feira (15) os temas a serem abordados são: “Emergência Hipertensiva”, “Atuação da Fisioterapia no controle HAS”, “Atuação da Enfermagem na HAS”, “Síndrome Coronariana Aguda”, “Fisioterapia pós infarto agudo do miocárdio” e “Atuação da Enfermagem na Síndrome Coronariana Aguda”.

Atendimento – A Unidade Coronariana da Unimed Manaus começou a funcionar em 2001. O serviço conta com doze médicos cardiologistas intensivistas, de plantão 24 horas, para atender os casos de urgência que dão entrada pelo Pronto-Socorro.

Além da UCO, a Unimed Manaus possui médicos especialistas no Pronto-Socorro e no setor de hemodinâmica, para realizar cateterismo e angioplastia para desobstrução das artérias, em caso de infarto agudo do miocárdio. O Hospital oferece exame de ecocardiograma e tem equipe de sobreaviso para implantação de marcapasso (equipamento colocado no coração, para regularizar os batimentos cardíacos). Todos esses serviços estão disponíveis a qualquer hora do dia.

Segundo a diretora presidente da Unimed Manaus, Corina Viana, quando o assunto é doença do coração, o tempo é o principal inimigo. Ela explica que o atendimento a um paciente com infarto, conforme prevê o protocolo internacional, deve ser no máximo em 90 minutos, desde a chegada a uma unidade de urgência, até a desobstrução das artérias. “Quanto antes o paciente receber atendimento, maior a chance de sobreviver. Por isso, é necessária uma estrutura diferenciada, capaz de oferecer resolução para o problema, no menor espaço de tempo”, ressaltou.

A coordenadora da UCO, cardiologista Vânia Naue, ressalta que todos os médicos que fazem parte do serviço de cardiologia da cooperativa são especialistas na área. Vânia relata que muitos pacientes chegam ao Pronto-Socorro com queixas atípicas (diferentes das habituais) e só a avaliação de um especialista poderá diagnosticar de forma precisa se é ou não um infarto. “O principal sintoma é a dor forte no peito e falta de ar. Mas as dores no braço ou no estômago também podem estar associadas ao problema”, afirmou.

A médica Wladia Albuquerque, que faz parte da equipe de cardiologia da Unimed Manaus, frisa que as doenças cardiovasculares estão relacionadas a vários fatores, entre eles, a genética, o tabagismo, diabetes, hipertensão e obesidade. Ter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, atividade física frequente, consumo moderado de álcool e evitando o tabagismo, é fundamental, para prevenir-se contra as doenças do coração, diz ela. Além disso, Wladia orienta a consulta de rotina ao cardiologista, anualmente, ou a cada seis meses, no caso de pessoas com histórico familiar da doença.

Sobre a Unimed – Criada em 1967, a Unimed possui hoje 322 cooperativas atuando em todo o Brasil e ocupa o 21º lugar entre as marcas mais valiosas do país. A empresa está presente em 4.623 municípios, 84% do território nacional. Conta com 114 mil médicos cooperados e atende a 73 mil empresas. Conta, em sua estrutura, com 114 hospitais próprios, 14 hospitais dia, 2.883 hospitais credenciados, 208 pronto atendimentos, 118 centros de diagnóstico, 103 farmácias e 94 laboratórios. Dispões de 8.486 leitos. Em Manaus, a Unimed tem uma equipe médica composta por cerca de mil cooperados e possui 2 hospitais próprios e mais 6 credenciados, além de 92 clínicas, 19 laboratórios e 7 clínicas de fisioterapia.

 

Reportagem: Redação Amazônia Sem Fronteiras  

- PUBLICIDADE -