Unip realiza ação social em prol do outubro rosa

Acadêmicos e professores da Universidade Paulista (UNIP / Manaus), realizaram nesta quarta-feira (25), uma ação social em prol do outubro rosa, mês de prevenção contra o câncer de mama. O evento aconteceu durante todo o dia sobre coordenação dos professores Walter Filho, Adla Makarem, Cláudia Cavalcante, Ingrid Loren e Ila Vito.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial que acontece todos os anos, especialmente no mês de outubro, visando conscientizar a população feminina, mas também a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Com laços e camisas cor de rosa como símbolo, a campanha começou em 1990 com a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Hábitos saudáveis, segundo especialistas, podem prevenir casos. Recomenda-se praticar atividade física, manter uma alimentação saudável, controlar o peso, amamentar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Estima-se que cerca de 30% dos casos poderiam ser evitados com a adoção de bons hábitos no cotidiano.

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE

Infelizmente, o câncer de mama vem atingindo cada vez mais as mulheres mais jovens e é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Portanto, pelo menos o autoexame deveria ser rotineiro na vida de toda mulher, enquanto a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos, e até antes ou com mais frequência, dependendo do critério médico.

Estima-se um crescimento de 5 a 10% de incidência deste tipo de câncer nos últimos 10 anos. Provavelmente uma a cada 10 mulheres tem ou terá câncer de mama. Contudo, as taxas de cura são bem altas (95%) quando a doença vem a ser precocemente diagnosticada e esta é a importância da campanha Outubro Rosa.

Reportagem: Redação Amazônia Sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -