Vacinação é prorrogada até 9 de junho

A 19ª Campanha de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada no Amazonas e em todas as demais unidades federativas até 9 de junho, por recomendação emitida pelo Ministério da Saúde. Cada Estado deverá definir o seu cronograma e comunicar à população, para que os municípios consigam cobrir a meta mínima de 90% de pessoas vacinadas.

Segundo balanço divulgado pelo ministério, desde o dia 17 de abril, quando as doses ficaram disponíveis nos postos de saúde, 834.996 (52,1%) pessoas foram vacinadas no estado do Pará, sendo assim um dos que estão mais longe da meta. Os estados com maior cobertura vacinal são Amapá, com 85,7%, Paraná, com 78,1%, e Santa Catarina, com 77,7%.

Devem ser imunizados os idosos a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócio educativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após o contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

 

Reportagem: Amazônia sem fronteiras 

- PUBLICIDADE -