A Panorando surgiu em 2016, possuindo a característica de uma REDE de artistas, em que uns ajudam aos outros na realização de seus respectivos projetos. A ideia nasceu em meio as dificuldades encontradas pelos artistas amazonenses. Diante disso, os idealizadores começaram a reunir artistas independentes em projetos simultâneos, que inicialmente foram as construções de um espetáculo de Dança, e outro de Teatro. Posteriormente, a rede foi contemplada com um edital de patrocínio para a realização de um festival de Artes Cênicas previsto para julho de 2017.
Atualmente, a rede possui um cronograma anual que conta com 12 projetos, e com a participação de 15 artistas locais envolvidos. A rede encontra-se aberta para novas realizações e parcerias, caso alguém tenha interesse em se integrar com a rede é muito simples, basta entrar em contato com os membros atuais, e marcar uma reunião para apresentação de seus desejos. A rede cumpre um papel integrativo e democrático no fazer artístico de Manaus, com um corpo de integrantes com formação em Artes Visuais, Dança e Teatro. Produzir Arte em Manaus é difícil, se torna ainda mais quando se faz sozinho.
FESTIVAL 5 MIN EM CENA: CIRCO, DANÇA, TEATRO E PERFORMANCE
A primeira edição do “Festival 5 minutos em cena: Circo, Dança, Teatro e Performance” vem sendo planejada há aproximadamente 2 anos, e possui como inspirações alguns festivais internacionais. O objetivo inicial do festival é reunir em um único evento, artistas e grupos das mais variadas artes da cena.
Esse intuito visa a integração entre os fazeres culturais contemporâneos de Manaus, aproximando os artistas e promovendo um intercâmbio.
O festival tem como objetivos:
1 – Desenvolver, estimular e difundir atividades artísticas na cidade de Manaus; 2 – Possibilitar a avaliação crítica das experiências desenvolvidas pelos participantes de acordo com suas práticas;
3 – Estimular atividades de grupos teatrais, circenses, performáticos, e de danças de Manaus;
4 – Promover trocas de conhecimentos e a integração entre as áreas de circo, dança, teatro e performance;
5 – Proporcionar experiências estéticas ao público, contribuindo para processos de formação de espectadores em Manaus.
O festival será realizado no dia 15 de julho, no Teatro Amazonas, às 19h, com entrada gratuita para público, e contará com a apresentação de 12 grupos selecionados pela comissão avaliadora e 3 grupos convidados para participar, tendo no total 15 apresentações. O evento conta com o patrocínio oficial do Banco da Amazônia por meio do seu edital Cultural de 2016, e com o apoio da Samel – Assistência Médica, Magistral, Yara – Água Mineral Natural, Morar Mais – A Casa é Sua e a Universidade do Estado do Amazonas – UEA.
Por: Emir Fadul