Túnel do Tempo: Madureira em Manaus no ano de 1955

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

O Madureira Atlético Clube, fundado em 8 de agosto de 1914, tradicional clube de Conselheiro Galvão, no Rio de Janeiro, realizou uma excursão no Amazonas em 1955,onde foram disputadas seis partidas. O Tricolor Suburbano foi fundado por comerciantes do bairro de Madureira e é um dos times mais tradicionais do futebol carioca.

Um dos fatos histórico do time fluminense foi o recorde brasileiro de permanência de um clube no exterior, quando realizou 36 jogos em 144 dias no ano de 1961,viajando pela Europa, Ásia e Estados Unidos, obtendo 23 vitórias, 3 empates e 10 derrotas, marcando 107 gols, média de quase 3 gols por partida,sendo o primeiro clube do futebol brasileiro a visitar o Japão e Hong Kong, nesta excursão.

Em 1932, comerciantes do bairro lideraram um movimento no sentido de ser fundado um grande clube em Madureira. O grupo entrou em contato com Uassir do Amaral, então presidente do Fidalgo Madureira Atlético Clube. Após várias Assembleias, em 16 de fevereiro de 1933 ficou considerado fundado o Madureira Atlético Clube, com a data de 08 de agosto de 1914, que era do Fidalgo. Já em 1939, o Madureira disputou o Campeonato pela Federação Metropolitana de Futebol, sagrando-se campeão no quadro de amadores e campeão nos profissionais do Torneio Início.

Com o objetivo de engrandecer a atividade esportiva do clube, no dia 12 de outubro 1971 foi criado o Madureira Esporte Clube, resultado da fusão feita com o Madureira Atlético Clube, Madureira Tênis Clube e Imperial Basquete Clube. Em seu currículo, o Madureira tem diversos títulos como a Taça Rio de 2006, a Copa Rio de 2011, o Troféu Carlos Alberto Torres de 2011, duas conquistas do Torneio Início (1939 e 1957), além do Módulo B da Primeira Divisão – Segundo Turno. Vale destacar também os feitos dos vice-campeonatos brasileiro da Série D de 2010, Carioca (1936 e 2006), da Taça Cidade Maravilhosa (1996) e da Taça Guanabara (2007).

O Fast Clube foi o primeiro adversário do Madureira em Manaus. O empate de 1 a 1 aconteceu no dia 3 de abril de 1955, partida realiza no Parque Amazonense, sobre arbitragem de Jaime Teixeira.O time amazonense jogou com Barbosa, Morcego (Nazor), Almério, Guilhito, Dog, Nego, Aderaldo, Paulo Onety, Luiz, Lafaiete (Padeirinho) e Paulo Lira (Said). O Madureira atuou com Danton, Jorge, Darcy, Deuslene (Apel), Bitum, Mário; 91, Machado, Tião, Edílio (Zezinho) e Deraldo (Osvaldinho).

Após vencer o Olímpico (4 a 1) e o América (2 a 1), o time carioca enfrentou o combinado América/Fast/Olímpico, goleando por 4 a 0, gols de Machado (3) e Deraldo. O combinado jogou com Barbosa (Sandoval), Guarda, Gatinho, Dog, Venâncio, Giola, (Nego), Aderaldo, Guilhito (Peixoto), Luciano (Padeirinho), Zizico e Paulo Lira. O Madureira venceu com Aparício, Deuslene, Darcy, Nilo (Apel), Bitum, Moacir, 91, Machado, Tião, Zezinho e Deraldo. Depois o Madureira empatou em 1 a 1 com Nacional e Olímpico.

A vocação do Madureira sempre foi a de um clube revelador de talentos. Dentre tantos bons jogadores revelados, podem ser citados nomes como Waldo Machado, Evaristo de Macedo, Jair Rosa Pinto, Lelé, Isaías, Marcelinho Carioca, Souza, Léo Lima e Iranildo.

 


Reportagem: Willian D’Ângelo 

.

- PUBLICIDADE -