A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou a projeção de crescimento para este ano do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, de 1% para 1,2%.
De acordo com as Contas Nacionais, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o PIB cresceu 0,6% no terceiro trimestre anterior, mostrando evolução de 1,2% em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo a CNC a taxa observada é a maior para um terceiro trimestre desde 2012 (1,5%) e a mais elevada para qualquer período de três meses desde o primeiro trimestre de 2018 (0,7%).
AVALIAÇÃO
O presidente Jair Bolsonaro comemorou a alta de 0,6% no PIB no terceiro trimestre, dizendo que o número pode ter ficado acima das expectativas do mercado, mas já era esperado pela equipe econômica, e afirmou que a previsão para o próximo trimestre é de mais crescimento.
“O anúncio do crescimento do PIB nesse trimestre de 0,6% é algo que pode ser inesperado para os analistas econômicos, mas da nossa parte sabíamos que viria uma boa notícia, e ela veio em uma boa hora”, disse Bolsonaro em discurso durante o fórum “o Controle no Combate à Corrupção”, em Brasília.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras