Jericoacoara talvez seja o destino mais desejado do litoral cearense. E não é por menos, são tantas possibilidades de passeio nessa pequena vila, que fica difícil escolher o melhor. Jeri, como é popularmente chamada, fica no meio de um deserto, entre o litoral do Ceará e do Piauí.
A praia tem as águas calminhas e clima paradisíaco. Passar o pôr do sol nessa praia se tornou quase um ritual seguido por todos os turistas e moradores, que dão ótimas recomendações desse oásis cearense. Pode colocar na lista, certamente Jericoacoara é uma das melhores viagens no Brasil.
Hoje a estrutura turística, com pousadas, hotéis, restaurantes e lojinhas, não impede a preservação do cenário de dunas como a do Por do Sol, onde todo mundo se encontra no fim de tarde, seja voltando de passeios de bugue pela região, seja acordando de um cochilo para recuperar as energias para uma madrugada de agito. A Praia da Malhada, à direita da vila, é perfeita para banho e caminhadas. Na maré baixa, caminhe pela trilha que se abre até a Pedra Furada, curiosa formação esculpida pelas águas do mar. Se não for pela trilha, só a cavalo ou de bugue para chegar até ali.
O bugue, aliás, é essencial para se deslocar para cenários igualmente apaixonantes nos arredores. Ainda que pareça um sacrifício sair da vila, vale a pena o “esforço” de visitar lagoas com águas cristalinas, caso da Azul e Formosa, nas quais é possível testar a invenção mais deliciosa do lugar: as redes para dentar com meio corpo dentro d’água. No segundo semestre, o horizonte fica pontilhado pelas cores das velas dos praticantes de kitesurfe e windsurfe, que deslizam velozmente no embalo dos fortíssimos ventos.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras