A menos de uma semana, a Carreta da Mulher esteve realizando no município de Presidente Figueiredo (localizado a 120 km de Manaus) vários exames como preventivo, ultrassonografia e mamografia. Durante dois dias (13 e 14), os exames foram de mamografia durante a ação social.
A Carreta da Mulher é uma unidade móvel dotada de equipamentos modernos que realiza vários exames, entre eles a mamografia, visando garantir rapidez e qualidade no acesso ao exame, conscientizando as mulheres quanto à importância do diagnóstico precoce.
A detecção precoce é a chave para o tratamento bem-sucedido e a mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.
Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica própria de cada tumor.
“O câncer de mama é um dos tipos de doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Os exames que estão sendo realizados em nosso município é de larga importância para as mulheres”, disse a enfermeira Patrícia Lopes.
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e regular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são edema cutâneo (na pele), retração cutânea, dor inversão do mamilo, hiperemia, descamação e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.
“Através da ação social, já foram realizados também exames de ultrassonografia e preventivos no último final de semana. A ação visa uma qualidade melhor de vida para a população de Presidente Figueiredo”, finalizou Patrícia Lopes.
Reportagem: Willian D’Ângelo (Portal Amazônia sem Fronteiras)