As obras de recuperação das ruas do sistema viário do município de Tabatinga (a 1.106 quilômetros de Manaus) estão com 51% de execução e compreendem a revitalização de 30 ruas com a aplicação de pavimento rígido em mais de 22,7 quilômetros de via. O trabalho, executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), faz parte do pacote de obras lançado no ano passado pelo governador Wilson Lima, com a retomada, reinício e continuidade de obras no interior do Amazonas.
As obras no município da Calha do Alto Solimões se concentram atualmente nas ruas Vilagran Cabrita, Marechal Maller e Marechal Deodoro da Fonseca. A empresa responsável pela obra está utilizando dois caminhões do tipo betoneira, um caminhão basculante, uma pá mecânica e uma usina de concreto.
“Apesar da oscilação do clima nessa época do ano na região amazônica, por causas das chuvas constantes, os serviços de terraplanagem e aplicação de pavimento avançam em ritmo considerado muito bom para o período na cidade. A obra está avançando e, em breve, a população de Tabatinga terá mais qualidade em sua mobilidade, algo esperado por muito tempo”, destacou o titular da Seinfra, Carlos Henrique Lima.
O Governo do Amazonas retomou, no ano passado, 142 obras, com investimentos na ordem de R$ 1,79 bilhão em infraestrutura para melhorias da mobilidade e qualidade de vida das famílias amazonenses. A Seinfra deu continuidade às obras paralisadas em 51 municípios, com ênfase na execução de ramais rodoviários e recuperação dos sistemas viários dos municípios do interior e de obras para melhoria da mobilidade na capital.
Em 2019, o Governo do Estado alcançou o patamar de 56% de execução de suas obras. Dos contratos e convênios firmados ou retomados, 101 estão em execução e 41 foram concluídos ainda no ano passado.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras