O município faz parte da Região Metropolitana de Salvador, no litoral Norte da Bahia, e é limite com o Aeroporto Internacional de Salvador. As belas praias em um cenário acolhedor, envolto pelos vastos coqueirais e brindado com o sol tropical da Bahia, é absoluto durante o ano inteiro. Cerca de 6 km após o Aeroporto Internacional de Salvador, a cidade é uma alternativa prática, para fugir da rotina atribulada da capital.
Lauro de Freitas é uma das praias mais procuradas do Litoral Norte, devido às variadas opções de lazer que oferece: surf, futebol de areia, vôlei, frescobol, além de muita sombra. Barracas bem equipadas servem desde os tradicionais tira-gostos praieiros (peixe frito, caranguejo, lambreta e caldos diversos) a pratos requintados da culinária internacional. O local conta com flats, pousadas, hotéis, shoppings, cinema e restaurantes. São inúmeras as opções de lazer em Lauro de Freitas. Na cidade, existem belezas naturais diversas, com destaque para os centros de preservação e exploração do ecoturismo. O incentivo à prática esportiva é referencial para toda a Bahia e, ao lado do turismo cultural, é também um dos maiores atrativos para os visitantes.
Atrações em Lauro de Freitas
Em Lauro de Freitas, é possível visitar o Terminal Turístico de Mãe Mirinha, curtir as praias de Villas do Atlântico, a de Ipitanga, boa para mergulhos, ou a de Buraquinho, onde o Rio Joanes encontra o mar. Quem busca um pouco de emoção pode se divertir no kartódromo. Nas praias, lotadas durante o verão, há campeonatos de vela, surf, windsurf e outros esportes. Ficam em Lauro de Freitas o Jockey Clube da Bahia e o Equus Clube do Cavalo. Os rios Joanes e Ipitanga, navegáveis em pequenas embarcações, são indicados para pescaria.
O Aeroporto Luis Eduardo Magalhães fica na divisa entre Salvador e Lauro de Freitas, para cujas praias os turistas podem seguir diretamente. Ali há hotéis, pousadas e casas de aluguel para temporada.
Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga
Monumento histórico do século XVII, remanescente da colonização, a igreja é um marco da missão jesuítica de Santo Amaro de Ipitanga, instalada em território da família Garcia D’Ávila, que em 1758 deu origem à freguesia que se tornaria a cidade de Lauro de Freitas.
Terminal Turístico Mãe Mirinha do Portão
A denominação do terminal é uma homenagem à conceituada ialorixá do município. Situado às margens do rio Joanes, o complexo turístico, com um pier de onde partem barcos que oferecem passeios pelo rio, palco para shows, restaurantes e um horto, é considerado um local místico. Uma placa de bronze assinala onde o padre José de Anchieta teria realizado um milagre, salvando o padre Gaspar Lourenço de morrer afogado e conseguindo voltar para a margem do rio com as vestes secas.
PRAIAS
Ipitanga
Urbana, na divisa entre Lauro de Freitas e Salvador. Bastante freqüentada por jovens, conta com bares e restaurantes. Boa para banhos de mar nas piscinas naturais formadas pelos arrecifes, mas durante a maré alta as ondas fortes são propícias somente para o surf. Nas imediações há pousadas e hotéis. Ao lado do Kartódromo Airton Senna
Villas do Atlântico
Nesse condomínio onde há hotéis, pousadas e casas de aluguel para temporada, existem comodidades para os veranistas tais como bancos, restaurantes e comércio variado. A orla possui coqueiral com calçadão e ciclovia. Estrada do Coco, Km 6.
Buraquinho
Na foz do Rio Joanes, a maré baixa forma piscinas em bancos de areia. Há caiaques para aluguel. Nos trechos de mar aberto, as ondas são fortes e próprias para surf. Estrada do Coco, Km 7
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras