Turistas alemães que estão no último navio da temporada de cruzeiros, que chegou ao Porto de Manaus nesta quarta-feira (18), foram proibidos de descer em solo amazonense. Anúncio foi feito pelo Governo do Amazonas.
Segundo o governador Wilson Lima, a decisão é com base no Decreto Estadual n° 42.061, que determina a adoção de medidas preventivas para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19), nenhum passageiro ou tripulante do navio foi autorizado a desembarcar na cidade.
O navio Amera está com 680 pessoas a bordo, entre tripulação e turistas, e está navegando há mais de 20 dias. Nenhum caso ou suspeita de infecção por Covid-19 foi identificado a bordo até o fechamento desta reportagem.
O que diz o decreto
O Decreto n° 42.061, assinado por Wilson Lima na segunda-feira (16/03), determina que “a autoridade portuária do Estado do Amazonas, responsável pela administração do porto de Manaus, poderá suspender as operações de atracação de cruzeiros e outras embarcações de passageiros de grande porte, nos termos dos incisos VIII e X do 1º art. 17 da Lei Federal nº 12.815, de 5 de junho de 2015”.
Segundo a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), o cruzeiro Amera foi o último navio a aportar em Manaus na atual temporada. Outros cincos, que já estavam programados, foram cancelados.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras