Nesta segunda-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica.
O autismo aparece nos primeiros anos de vida. Apesar de não ter cura, terapias e medicamentos e é claro, muito amor podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias. Característico, o autista olha pouco para as pessoas e tem dificuldade de comunicação e interação com a sociedade.
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, diversas atividades de conscientização são realizadas em todo o mundo. Nesse dia, muitos prédios públicos e os principais pontos turísticos em todo o mundo são iluminados com a cor azul para lembrar a data e chamar a atenção da população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Amazonas, vários locais lembram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Reportagem: Willian D’Ângelo