Nesta reportagem do jornalista Willian D’Ângelo, o portal Amazônia sem Fronteiras traz um delicioso passeio pelas belezas de Dubrovnik. A cidade é uma das principais paradas em uma viagem pela Croácia.
O diferencial, e o mais atrativo da cidade, são suas preservadíssimas muralhas, que foram construídas entre os séculos 13 e 16 e se estendem por 1.940 metros, envolvendo toda a cidade velha. Recentemente, a cidade serviu de locação para a série Game of Thrones.
Dentro de Old Town está a Praça da Galeria, onde fica a Igreja de São Blásio, a Torre do Relógio e a Galeria do Sino, que era tocado para avisar dos ataques que estavam por vir.
Dubrovnik está localizada no sul da Croácia e é conhecida pela Cidade Antiga sobre o mar Adriático. As ruas medievais pavimentadas a mármore branco e as muralhas que envolvem todo o casario antigo encanta a todos os turistas que visitam o local.
Formando um quadrilátero irregular, as muralhas da cidade são encabeçadas, em cada um dos seus vértices, por uma fortaleza. Guardando a extremidade norte da Cidade Velha está, no seu ponto mais alto, a imponente torre medieval de Minčeta, originalmente construída no século XIV.
Localizado na vertente oeste da muralha, a porta de Pile é uma das principais entradas da cidade. Construída em 1537, é a entrada mais movimentada e um ponto de partida natural para qualquer visita a Dubrovnik. Ainda hoje, não é difícil imaginar o momento na história em que a ponte levadiça era içada todas as noites, numa cerimónia que culminava com a entrega das chaves da cidade ao governador. Hoje em dia, o portão permanece aberto, acolhendo todos os visitantes.
Serpenteando ao longo da Cidade Velha, lado-a-lado com a muralha, a rua de São Domingos é uma das mais charmosas de Dubrovnik. De um lado, as muralhas, alteando-se sobre a rua e os seus transeuntes, e do outro, os imponentes edifícios de traça medieval, com as suas pitorescas portadas verdes.
Seu mar está entre os mais limpos e azuis do mundo. Respirando profundamente na costa, onde se sente o cheiro dos pinheiros que cercam as praias e refrescam as horas mais quentes do dia. As praias, entre as mais bonitas da Croácia, são desertas e perfeitas para tardes românticas à beira-mar.
Reportagem: Willian D’Ângelo