Além de um passado rico, um presente encantador que merece ser desfrutado. Igarassu-PE não é famosa apenas por ter sido um dos primeiros núcleos da colonização no Brasil e contar com um importante sítio histórico, mas também por apresentar inúmeras opções de lazer ligadas à natureza e esportes. São vários roteiros para ser feitos a pé, de bicicleta e caiaque misturando aventura e história.
O visual paradisíaco da ilhota atrai visitantes de todo o Brasil e até do exterior. Na alta estação, de acordo com informações levantadas pela equipe de reportagem do Portal Amazônia sem Fronteiras, cerca de duas mil pessoas chegam a passar pelo local por fim de semana. A combinação da tranquilidade com areia branca e águas calmas e claras realmente é bem convidativa.
O local tem aproximadamente 560 metros de extensão por 80 metros de largura, sendo basicamente, um banco de areia coberto de vegetação e algumas construções.
Além de admirar uma bela paisagem, na ilha também é possível apreciar aves diferentes dependendo da época. Desde 1994, ela abriga uma estação de estudos sobre aves migratórias que já identificou mais de vinte espécies de gaivotas e maçaricos.
A aconchegante ilhota oferece boa estrutura de barracas para relaxar e petiscar. A travessia é feita de barcos a partir da Praia do Forte Orange ou a pé, na maré baixa, a partir de Mangue Seco.
Reportagem: Willian D’Ângelo (Portal Amazônia sem Fronteiras)