Há 29 anos, a ONU declarou o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, com o objetivo de defender a mídia de ataques contra a sua independência. A data também tem como função homenagear os jornalistas que morreram no exercício de sua profissão, algo que ainda acontece ao redor do mundo, e lembrar sobre o respeito do compromisso com a liberdade de expressão destes profissionais.
A criação do dia atendeu uma recomendação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de 1991, em resposta ao apelo dos jornalistas africanos que, naquele mesmo ano, elaboraram a Declaração de Windhoek sobre o pluralismo e a independência da mídia. No Brasil, o assunto ganhou ainda mais relevância após a Lei Geral de Acesso à Informação ser sancionada, em 2011, regulamentando o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas, e é aplicável aos três poderes da União, estados, Distrito Federal e municípios.
O Portal Amazônia sem Fronteiras parabeniza todos os seus jornalistas, redatores e editores, pelo trabalho diário e por se comprometerem a uma profissão tão importante e necessária para a manutenção de nossa democracia.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras