O “Farol de Thridrangar”, um dos mais espetaculares, fica a cerca de 10 km da costa sul da Islândia e é um dos menores do planeta, mas impressiona bastante por ficar a 36 metros do nível do mar. Ele foi construído em 1939, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, e seu acesso só pode ser feito através de helicóptero.
No início da sua construção, os helicópteros ainda não tinham sido inventados e os trabalhadores tiveram que escalar a rocha para alcançar o topo, onde colocaram as fundações do farol à mão. Montanhistas experientes, todos das ilhas Eestman, levaram todo material necessário para o local para prender as correntes.
O Farol de Þrídrangaviti fica na mais alta das três rochas, chamada Háidrangur, ou Pedra Alta em português. A vista lá de cima não é nada menos do que magnifica, mas poucos estão dispostos a viver em completo isolamento apenas para poder apreciá-la.
Uma das principais condições necessárias para voar para a ilha é o clima claro e sem nuvens. E para a Islândia, isso não é uma ocorrência frequente.
As ilhas Wstman são um arquipélago pequeno ao sul da Islândia. Apenas a maior ilha, Heimaey, é habitada, com a pesca sendo a sua maior economia.
Reportagem: Willian D’Ângelo (Portal Amazônia sem Fronteiras)