Visitando o Grand Palace, na Tailândia

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

O jornalista Willian D’Ângelo traz nesta reportagem um verdadeiro passeio na história do Grande Palácio de Bangkok, um dos lugares mais importantes e visitados no local. Erguido no século XVIII, o Grand Palace, como é conhecido, é um complexo sagrado de peregrinação para os budistas e também um dos orgulhos nacionais da população tailandesa.

 O Grand Palace é deslumbrante, imponente, grandioso e pedaço importante da história da Tailândia. Ninguém sai do Grand Palace sem ser tocado pela religiosidade, pela cultura do país.

O Grand Palace fica às margens do Rio Chao Phraya, cercado por um muro muito alto que protege uma área de 218.400 metros quadrados de puro encantamento. O ingresso custa THB 500 – menos de 50 reais – e vale cada centavo. Por muito tempo, ele foi a residência dos reis da Tailândia. Até que, em 1946, o último rei, Bhumibol Adulyadej, resolveu transferir a residência real para outro lugar. Hoje, ele é utilizado para eventos importantes, ocasiões especiais. A entrada é permitida para quem está adequadamente vestido: calça para os homens e ombros cobertos para as mulheres.

Há uma galeria que rodeia todos os edifícios do templo que conta com pinturas em murais que retratam a história de Ramakien, a versão tailandesa do épico indiano Ramayana. Esta história conta a batalha entre Tosakanth, que é o rei dos demônios e o rei Rama. Tosakanth sequestra a rainha Sida, esposa do Rei Rama, e a leva para a cidade de Longka, onde ele espera que ela se apaixone por ele. Na batalha que se segue, Tosakanth é derrotado e o rei Rama leva Sida de volta a Ayodhaya, sua capital. A pintura é composta por 178 seções. A primeira figura está localizada exatamente em frente ao Spired Hall e elas seguem no sentido horário.

Buda de Esmeralda

A peregrinação mais famosa da Tailândia é para o Templo do Buda de Esmeralda (Wat Phra Kaew), no Grand Palace. Vem gente de todos os cantos da Tailândia e de todos os países budistas que estão próximos, para ver o Buda que, na verdade, é feito de jade e não de esmeralda. Este Buda é uma escultura do século XV, de mais ou menos 66 cm de altura, sentado em posição de lótus. A estátua do Buda de esmeralda está colocada sobre um altar de ouro e a imagem é vestida com uma roupa que é trocada 3 vezes por ano (inverno, verão e na época das chuvas), pelo rei da Tailândia.

O Grand Palace, residência real de 1877, foi construída no reinado de Rama V, pelo arquiteto inglês, John Clunish. O estilo é misturado: teto tailandês e prédio europeu. No primeiro andar, fica um museu de armas; no segundo, um salão de recepção; e no terceiro, um repositório de objetos de culto, dos reis. Ainda no prédio, outras salas são usadas como santuário para as cinzas dos reis Rama IV a VIII, das rainhas do rei Rama IV, V e VII, e de alguns membros da família real. Nos corredores do segundo andar, várias fotos dos reis e rainhas decoram as paredes.

Reportagem: Willian D’Ângelo (Portal Amazônia sem Fronteiras)

- PUBLICIDADE -