O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico do Serviço Nacional de Meteorologia do México (PTWC) criou um alerta de que ondas de tsunami “perigosas” do terremoto são previstas a cerca de 960 km do epicentro, ao longo das costas de México, Equador, Guatemala, El Salvador e Honduras.
Ondas de até três metros de altura podem atingir o Equador. No resto da América Central, as ondas podem chegar a um metro. Segundo o PTWC, quem estiver em áreas costeiras ameaçadas deve ficar alerta para obter informações e seguir as instruções das autoridades locais.
Autoridades disseram que, embora exista uma ameaça de tsunami para partes do Pacífico localizadas mais próximas ao epicentro, não há ameaça para o Havaí ou a costa oeste dos EUA.
Terremoto
A Coordenação Nacional de Proteção Civil disse no Twitter que pelo menos uma morte foi relatada durante o terremoto. O fenômeno, ao longo da costa, foi sentido no centro e no sul do México, balançando edifícios na Cidade do México e enviando milhares de pessoas para as ruas.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras