O transporte hidroviário intermunicipal de passageiros retorna, nesta quinta-feira (16/7), no Amazonas. Segundo o Governo do Estado, a retomada gradual do serviço tem como base a eficácia das ações relacionadas à contenção dos casos de Covid-19 em Manaus. A fiscalização ficará sob a responsabilidade da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam).
A Arsepam propôs regras que foram aprovadas pelo Comitê Estadual de Combate ao Covid-19. Entre essas medidas estão o distanciamento social e entre redes, o uso de máscara durante toda a viagem, especificação dos assentos de grupo de risco, e a limitação da capacidade de passageiros em 40% para ferry boats e navios motores, e em 60%, para lanchas rápidas.
De acordo com o governo, essas iniciativas buscam garantir que a liberação parcial das atividades econômicas ocorra sem prejuízo à segurança da população.
Caso algum passageiro ou tripulante apresente sintomas suspeitos durante a viagem, deverá desembarcar no porto municipal mais próximo para que haja garantia de atendimento médico adequado.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras