Esporte Clube Tarumã promove curso formativo sobre iniciação ao futebol

Foto: Willian D'Ângelo
- PUBLICIDADE -

Na manhã deste sábado (25) as categorias de Iniciação do Esporte Clube Tarumã receberam uma formação teórica sobre Iniciação ao Futebol, o evento contou com a parceria do Instituto Líder, localizado no Centro Comercial Milhomem Center, na avenida Djalma Batista. Foi um momento para trocar ideias e aprendizagens, com a capacitação sendo voltada exclusiva para os profissionais da iniciação do Lobo do Norte.

O curso foi dividido em duas partes, onde no primeiro momento o palestrante Professor André Luiz, ex- jogador profissional, com passagens pelo São Raimundo (AM), Santo André (SP), Rio Negro (AM), entre outros, com graduação em Educação Física e mestrando em Ciências da Educação, apresentou o tema: “Concepções de aprendizagem aplicadas ao futebol”, em sua palestra André fez um comparativo entre os métodos que, segundo ele, estão ultrapassados e trouxe em contrapartida um novo conceito intitulado “interacionismo”, aplicado hoje por eles em seus atletas. O ex-jogador reforçou que teoria e prática no futebol, devem caminhar juntas para uma satisfatória formação dos jovens jogadores, André ainda demonstrou as muitas vias de aprendizagem e seus mais variados resultados e encerrou afirmando que formar um atleta é muito mais que transmitir conhecimento, é também dar voz ativa à criança para que ela interaja e participe do processo.

No segundo momento foi a vez do Coordenador da Iniciação do Esporte Clube Tarumã, Thiago Rafael Barros, falar sobre o tema que norteou a formação, “Introdução a iniciação ao futebol até às competições: conteúdo técnico para aplicabilidade”, Thiago apontou a importância de estimular a coordenação motora e os movimentos de habilidade e criatividade da criança para dar a ela condições de desenvolver suas qualidades e aprimorá-las no decorrer de seu processo formativo. Falou ainda sobre as principais diferenças entre o jogador tático e o técnico, também ressaltou a necessidade de entender, desde as primeiras fases do atleta, o que funciona ou não para ele. O palestrante conclui reconhecendo que todos os fatores e bagagens emocionais, familiar, entre outras, afetam diretamente o jogador na hora de uma partida e resumiu: “futebol não se aprende, se aperfeiçoa”.

Fonte: Assessoria de imprensa

 

- PUBLICIDADE -