A famosa Praça Roosevelt sempre foi o epicentro da noite e do teatro alternativo de São Paulo. Talvez muitos notívagos não conheçam o lado mais tranquilo do lugar, que é a linda Paróquia Nossa Senhora da Consolação, inaugurada em 1959. Atualmente, as missas não são presenciais, mas elas estão acontecendo pelas redes sociais.
A Igreja foi fundada em 1799 e reformada em 1840. Foi subordinada à Igreja de Santa Ifigênia, enquanto a maioria das igrejinhas do século XIX serviam à Sé. Mas em 1870 já aparecia em seu livro de Tombo os limites de sua freguesia, entre o Anhangabaú, a futura Avenida São João e o Rio Tietê. E a ela se subordinaram as igrejas da Santa Cruz das Perdizes (até 1879) e de Santa Cecília (até 1892).
Além das tarefas religiosas, a Irmandade da Consolação, criada na paróquia, foi responsável pelo cuidado dos doentes da capital. Abrigou em sua edificação reuniões de militantes contra a ditadura e acolher dos familiares de desaparecidos políticos ou como local de refúgio durante as investidas violentas da polícia.
O interior da igreja contem vitrais trabalhados em cor feitos de chumbo e vidro, que são iluminados por meio do lustre central de cinco metros de diâmetro, realizado por ferro batido.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras