Onipresentes, as Torres Petronas, em Kuala Lumpur, capital da Malásia, podem ser vistas de toda a cidade e ficam especialmente triunfais durante a noite, quando iluminadas.
Com 88 andares e quase 500 metros de altura, As Torres Petronas, ou as Torres Gêmeas Petronas, assim que inauguradas, em 1998, se tornaram os edifícios mais altos do mundo naquele momento, superando, após duas décadas de reinado, as Sears Towers de Chicago (que por sua vez ultrapassaram o famoso Empire State Building, de Nova York).
Sua construção, seguida de uma política desenvolvimentista agressiva da cidade de Kuala Lumpur, colocou a capital da Malásia no mapa de viajantes de todo o mundo. E ainda que, apenas seis anos após a inauguração, o posto de edifícios mais altos do mundo tenha sido perdido (hoje pertence ao Burj Khalifa, em Dubai), as Torres Petronas mantém a posição de as Torres Gêmeas mais altas do mundo e seguem sendo um grande marco para cidade e para toda a região do Sudeste Asiatico.
O conjunto de edificações é conhecido em Kuala Lumpur como KLCC (Kuala Lumpur City Center – apesar de não ficar de fato no centro da cidade), possui uma estação de metrô de mesmo nome conectado a ele, e engloba, além das famosas torres e outros edifícios menores, um enorme shopping center.
A visita às Torres Petronas acontece com horários marcados, especificados no momento da compra do ingresso, e devem ser reservadas com alguns dias de antecedência, caso sua intenção seja fazê-la próximo ao pôr-do-sol ou à noite, as faixas mais procuradas.
Ao chegar ao KLCC, pela entrada principal do conjunto, procure o nível Concourse, o primeiro subsolo e de lá, a partir de um saguão já com algumas informações, maquetes e vídeos da construção das Torres Petronas, a visita será iniciada.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras