O Castelo de Eltz, na Alemanha, foi originalmente construído no século 11 e seu interior está repleto de artefatos da Idade Média. Ele é o castelo mais preservado do país e está a poucas horas de viagem de Bruxelas, Luxemburgo e Colônia.
O Castelo de Eltz (em alemão Burg Eltz), situado por trás de Wierschem, nas proximidades da cidade de Münstermaifeld, no Estado da Renânia-Palatinado, é um dos mais belos castelos da Alemanha. Está situado no vale do Elz, na separação de Maifeld com a frente do Eifel. Juntamente com o Schloss Bürresheim, o Burg Eltz é a única construção na região Maifeld-Eifel que nunca foi capturada ou destruída, tendo sobrevivido intacto às guerras dos séculos XVII e XVIII, assim como às convulsões sociais causadas pela revolução francesa.
O Burg Eltz é um dos raros castelos renanos nunca destruídos pela violência. Graças a uma diplomacia hábil, praticada em particular pela Casa de Eltz-Bliescastel-Braunschweig, a única linhagem protestante, foi possível atravessar sem danos as turbulências da Guerra dos Trinta Anos. Durante a Guerra de Sucessão do Palatinado (1688-1689), no decorrer da qual um grande número de castelo renanos foram destruídos, Johann-Anton von Eltz-Uettingen, oficial dos exércitos franceses, conseguiu preservar o Burg Eltz da destruição.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras