Novas possibilidades de crédito formal

    Crédito Formal / Imagem ASF
    - PUBLICIDADE -

    É sabido que as linhas de crédito financeiras do Brasil são as que possuem as maiores taxas de juros do mundo, sendo que esse contexto vem mudando gradativamente com as novas reformas implementadas pelo Governo Federal.

    Sem aqui fazer juízo de valor sobre o presidente, é notório que a política econômica de sua equipe ministerial vem dando sinais positivos ao mercado, de que incentiva o financiamento de longo prazo.

    É sobre esse assunto que quero debater com você, nobre leitor.

    • Crédito com Garantia de Imóvel – CGI

    O CGI já se encontra tomando forma como uma nova alternativa para obtenção de crédito ao brasileiro que possua um imóvel, e que se disponha a colocá-lo como garantia ao financiamento junto ao banco.

    A taxa de juros em entidades financeiras que pesquisei são bem atraentes considerando também o prazo de pagamento das operações de crédito que pode ser de até 12 ou 15 anos, a uma taxa de partida de aproximadamente 6,99% a.a. + IPCA.

    A grande vantagem das operações de CGI é que por vezes, o agente financeiro possibilita o pagamento de custas de cartório e despesas de aprovação do crédito a serem embutidas no valor da operação e o rito pode ocorrer de uma forma mais rápida com a presença das Fintechs (startups de crédito financeiro que trabalham inovando e otimizando serviços do sistema bancário, e tem como maior atrativo as baixas taxas de cobrança por operação e pouca burocracia se comparadas aos bancos tradicionais).

    O advento das Fintechs como players neste tipo de operação, possibilita a formalização do negócio com apenas uma ficha de cadastro a ser preenchida, pesquisa de Serasa Experian e SPC autorizada por escrito. Após a pré análise que ocorre toda em nuvem, ocorrendo a pré aprovação do crédito, o cliente apresenta via celular ou computador, a cópia da documentação necessária para a objetivação da aprovação e sequência do rito de cartório.

    Adeus aos gerentes de bancos que se acham deuses e aos que têm certeza disso!

    • Tempo corrido da operação

    Em geral a pré análise do crédito ocorre em até 72h úteis e a liberação do recurso ao vendedor do imóvel em até 30 dias.

    Em face deste novo cenário, recomendo aos empreendedores que estão em busca de crédito, mas que até o momento não conseguiram, que considerem o CGI.

    O imóvel, residencial ou comercial, precisa estar localizado em área urbana e estar registrado legalmente no nome do interessado. Ou seja, com o número do IPTU.

    O primeiro passo é fazer um registro fotográfico das áreas interna e externa do imóvel para que o mesmo passe pela avaliação do analista da instituição financeira, é ele que dirá o quanto o mesmo vale no momento da aprovação do seu crédito. Procure as financeiras e Fintechs que trabalham com essa modalidade.

    E aos que desejam adquirir um imóvel financiado, a grande vantagem de buscar a aquisição desta linha por meio de fintechs, é financiar em até 80% do imóvel urbano que possua registro. Além disso há a possibilidade de embutir parte das despesas do cartório ou até mesmo o honorário do consultor financeiro que assessorar o cliente, possibilitando assim maior celeridade e segurança no andamento da operação financeira.

    Afrânio Mello – Gestor da AFRM Consultoria / (92) 99998-0080   (92) 98188-8900 – afraniomello@yahoo.com.br / LinkedIn: Afrânio Mello

    - PUBLICIDADE -