Os brasileiros ainda podem receber o abono salarial do PIS/Pasep, benefício pago como um 14º salário a trabalhadores de baixa renda, pela Caixa ou Banco do Brasil. No caso do PIS, pago a trabalhadores da iniciativa privada, o abono é pago pela Caixa. E no caso dos Pasep, ele é pago a servidores públicos pelo Banco do Brasil.
Para saber se tem direito ao PIS ou Pasep, o trabalhador deve consultar os canais dos bancos. Na Caixa, é possível sacar o abono com o Cartão Cidadão e senha cadastrada em caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. O resgate do valor também pode ser feito direto na agência do banco, com documento de identificação. No caso de correntistas, o abono é depositado diretamente na conta, caso haja movimentação e saldo acima de R$ 1, segundo informações do jornal Agora.
Já no caso do Pasep, o saque é feito nas agências do Banco do Brasil, com documento de identificação. Correntistas também recebem o dinheiro diretamente na conta. E quem tem conta em outro banco pode fazer a transferência pelo caixa eletrônico ou pela internet.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras