Conheça Caldas Novas, a cidade das águas termais

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Caldas Novas é um excelente destino para quem busca hospitalidade e diversão. É um local muito procurado, justamente por ser uma região em que o sol é predominante o ano todo. O turista que deseja conhecer um pouco mais sobre a cidade e realizar diversos tipos passeios terá muitas opções.

Atrativos dos pontos turísticos

Cada lugar indicado possui um atrativo diferente. O goiano conta que o Casarão dos Gonzagas foi a primeira sede da prefeitura municipal, mas hoje o local conta com a venda e exposição do artesanato local, além de abrigar a história de Caldas Novas.

Quem quiser conferir o centro de produção artesanal de cachaças e licores deve dar uma passada na Cachaçaria Vale das Águas Quentes, e os amantes de doce podem experimentar guloseimas com pequi, no Doces Dona Maria, destacando a farofa com o fruto típico da região.

 No Jardim Japonês, é possível conhecer objetos antigos e instalações dos colonizadores da região. Para quem gosta do contato com a natureza, o Lago Corumbá e o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas são ambientes ideais para a prática de esportes.

Com água quentinha por todos os lados, uma das pedidas em Caldas Novas é mergulhar nas piscinas dos hotéis e dos parques aquáticos, seja para relaxar ou para brincar. Não deixe de conhecer o Rio Quente Resort, um complexo de hotéis e atrações como o Parque das Fontes (com bares molhados e piscinas térmicas que funcionam 24 horas) e o Hot Park – mais radical e divertido, com corredeiras e toboágua.

Quem ficar com saudades da água fria pode curti-la no passeio que descortina a Serra de Caldas. O parque estadual oferece trilhas com direito a banhos em cachoeiras de águas geladas. Já o Lago de Corumbá convida à prática de esportes náuticos. O tour deve incluir também uma visita à Lagoa Quente de Pirapitinga, o local onde brotam as águas de maior temperatura da região.

Nesta reportagem, o Portal Amazônia sem Fronteiras mostra alguns dos lugares que merecem estar na lista de qualquer turista.

PARK DAS FONTES E HOT PARK

Dezoito nascentes abastecem as diversas piscinas, corredeiras, toboáguas e lagoas do empreendimento, instalado no município de Rio Quente (31 quilômetros de Caldas Novas). O complexo, que conta também com hotéis e pousadas, é divido em dois espaços: o Parque das Fontes , com bares molhados, piscinas e espaços para descansar e relaxar.

LAGO DE CORUMBÁ

Além de abastecer a Usina Hidrelétrica de Corumbá I, o Lago de Corumbá é ponto de encontro dos praticantes de esportes náuticos. Com 65 quilômetros quadrados, é cenário para passeios de lancha, barco e jet-ski, que levam a cachoeiras e também a bares ao longo da “orla”. A pesca esportiva incrementa o movimento no lago.

PARQUE ESTADUAL SERRA DE CALDAS

Criado em 1970 para proteger o principal ponto de recarga do lençol termal da região, o Parque Estadual Serra de Caldas, entre Caldas Novas e Rio Quente, só foi estruturado para receber os visitantes em 1999. Em toda a sua extensão, que é de 123 quilômetros quadrados, as belezas da flora e fauna do cerrado brasileiro são os destaques principais.

LAGOA QUENTE DE PIRAPITINGA

As nascentes mais quentes do Brasil estão no Parque Aquático da Lagoa de Pirapitinga, cujas temperaturas ultrapassam a marca dos 50 graus. Por ali fica o Poço do Ovo, onde a água, bastante verde, chega a 57 graus. O nome vem do fato de muitas pessoas cozinharem ovos no local.

COMPRAR DOCES E LICORES

A variedade de doces e licores artesanais produzidos na região é um convite irrecusável para sair da dieta. Seguindo receitas tradicionais, as lojinhas de Dona Maria e Dona Ana oferecem doces de leite, de frutas, compotas, cajuzinhos e bebidas típicas como a Pequirula, que combina baunilha, chocolate e pequi – fruto típico da região.

Veja a lista de alguns dos principais Parque aquáticos de Caldas Novas. Vale a pena conhecer este paraíso:

Water Park

Di Roma Acqua Park

Lagoa Thermas Clube

Parque das Fontes

Hot Park

Ecologic Ville Resort e Spa

Náutico Praia Clube

Clube Privé

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

 

 

- PUBLICIDADE -