A Justiça Eleitoral cassou o registro de candidatura do prefeito eleito no município de São Paulo de Olivença-AM, Nazareno Souza Martins (Republicanos), conhecido como “Gibe”, pela falta de prova de alfabetização no seu Requerimento de Registro de Candidatura (RRC), após ser comprovado que o certificado de conclusão do ensino médio apresentado pelo mesmo é falso.
Segundo informações levantadas pela equipe de reportagem do Portal Amazônia sem Fronteiras, a situação foi comprovada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Estado do Amazonas (SEDUC). Devem ser diplomados e investidos nos mandatos de prefeito e vice-prefeito do município os membros da chapa que ficou em segundo lugar na eleição.
A sentença se deu após o Ministério Público Eleitoral, representado pelo Promotor Eleitoral Kleyson Barroso, entrar com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), pois o documento apresentado pelo então candidato continha várias informações suspeitas como por exemplo a data de “conclusão do ensino médio” como sendo em 1877, ou seja, há 143 anos.
Em consulta à Secretaria de Educação do Estado, a informação também foi de que o número de registro apresentado no documento é de outra pessoa e de outra escola, no arquivo do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (SIGEAM).
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras