Singapura é uma cidade-estado muito desenvolvida e que por diversos motivos se tornou modelo para outras cidades. Com ruas extremamente limpas, regras rígidas, visual moderno e atrações milionárias, ela é um dos grandes destinos da Ásia.
A grafia correta a partir do novo Acordo Ortográfico passou a ser Singapura, com ”S” a partir de 2009. O assunto do nome, que era grafado como “Cingapura” apenas no Brasil, foi inclusive tema de nota no site da Embaixada de Singapura. A grafia Singapura também é adotada oficialmente pelo governo do Brasil.
Singapura fica no sudeste asiático e numa extremidade da península malaia. O local tem 4 idiomas oficiais sendo o inglês e o chinês (e a mistura desses dois) bastante faladas pelos locais. A população é miscigenada, com pessoas de toda parte do globo! As influências chinesas, indianas e árabes são fortes e perceptíveis – andando na rua você verá como existem pessoas com traços, hábitos e modo de se vestir diferentes.
Muitas das avenidas da cidade são largas e modernas. Singapura é bem cuidada, com muitas plantas e árvores, além de shoppings e restaurantes com chefs renomados. O transporte público funciona muito bem e a falta de segurança não é um problema. Embora com muitas qualidades, o custo de vida no local é alto… tão alto que Singapura é um dos lugares mais caros para se viver no mundo!
As regras na cidade-estado são rígidas e talvez por isso às vezes ela pareça perfeita. Fumar, não dar descarga em um banheiro público ou mascar chicletes podem gerar penalidades, por exemplo. Também é importante ficar atento aos locais onde é proibido comer em público – o durian, por exemplo, que é uma fruta bem conhecida na Ásia e que tem um cheiro forte, estampa diversas placas de proibição ao redor da cidade.
Detentora do melhor aeroporto do mundo, o Changi Airport, Singapura é um hub na Ásia e está muito bem servida de voos. O aeroporto local tem três terminais e é muito moderno, com direito a cinema, lojas, restaurantes, área de descanso, piscina e jardins internos e externos.
Para quem está no Brasil, é possível utilizar empresas como a Qatar, Emirates e Turkish. Singapura tem sua própria companhia aérea, a Singapore Airlines, porém a empresa deixou de operar no Brasil. Se já estiver na Ásia, você poderá usar uma das várias companhias low cost que operam no local.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras