Bruges, na Bélgica: Minúscula e graciosa

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

A uma hora de Bruxelas, a cidade de Bruges é bem romântica e pode ser desbravada em um dia. A arquitetura, passear de barco pelos canais, a gastronomia, tudo é encantador.

Como uma fábula, o tempo parou na praça central iluminada por grandes candelabros, ruas com calçamento de pedras e carruagens indo e vindo … seu centro histórico é tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 2000. Suas casas e edifícios mantém o clima das vilas medievais graças à repaginada feita em 1870, quando o Conselho da Cidade entendeu que a vocação do local era o turismo. De porto flamengo e centro de mercadores de tecidos no século XII a um dos primeiros destinos turísticos europeus, Bruges tem lugares incríveis recheados de histórias e lendas.

Excelentes museus, restaurantes, cervejarias e outros pontos turísticos, como parques altamente indicados para momentos de descanso e lazer, também estão pelo caminho; basta ter um mapa de papel ou online em mãos para otimizar o seu tempo no destino, que fica a uma hora de trem de Bruxelas, mas merece pelo menos um pernoite. Depois que o sol se põe Bruges fica ainda mais charmosa, misteriosa, além de mais tranquila, quando os visitantes de um dia e os grupos turísticos deixam a cidade.

É impossível ir a Bruges e não passar pelo ponto turístico que é um verdadeiro símbolo da cidade: o Grote Markt ou Grand Place, em francês. Uma ampla praça que abriga construções incríveis como o campanário de 83 metros de altura, o Provinciaal Hof  — edifício neogótico que abriga a sede do governo provincial de West-Vlaanderen.

Do topo da torre do campanário, que começou a ser erguida em 1282 e só foi finalizada em 1482, tem-se uma das vistas mais bonitas da cidade; para chegar lá em cima, é preciso encarar 366 degraus com paradas em alguns andares para conhecer um pouco da história do monumento, que possui um carrilhão com 47 sinos. A dica é chegar cedo para não enfrentar fila ou ter que esperar, já que não é permitida a entrada de um grande número de pessoas ao mesmo tempo.

A poucos passos do Grote Markt encontra-se outra praça muito importante e que abriga um dos edifícios mais belos da cidade. Estou me referindo à praça Burg e ao prédio da prefeitura (Stadhuis, em flamengo), de onde a cidade de Bruges vem sendo governada há mais de 600 anos. O prédio é uma verdadeira obra-prima por dentro e por fora. No hall gótico, por exemplo, encontram-se murais do século XIX, já a fachada é composta por 48 nichos para estátuas; as originais, de autoria do artista Jan Van Eyck, foram destruídas por habitantes locais num ato de lealdade aos franceses, em 1790. A entrada no museu que fica dentro do Stadhuis custa €4.

Os chocolates belgas são um dos mais famosos e saborosos do mundo e em Bruges lojas especializadas nas delícias de cacau estão por todos os lados. Vale a pena!

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -