Em reunião com Pazuello, governador Wilson Lima garante envio de equipamentos para mais leitos no AM

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Nesta quarta-feira (6), durante reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em Brasília, o governador do Amazonas, Wilson Lima, assegurou o envio de monitores, respiradores, medicamentos e recursos humanos para fortalecer a estrutura de abertura de novos leitos na rede estadual de saúde para o enfrentamento à Covid-19. Conforme as tratativas com Pazuello, em 48 horas devem chegar mais monitores e, ainda nesta quarta-feira (6), os 78 respiradores.

“Hoje o estado do Amazonas enfrenta um problema muito grave por conta da pandemia. Nós estamos chegando ao nosso limite, e aqui hoje venho fazer um apelo ao ministro para que a gente continue recebendo suporte de equipamentos como respiradores, monitores. Hoje estão chegando mais respiradores e, nas próximas 48 horas, mais um quantitativo de monitores chegarão ao estado”, ressaltou o governador Wilson Lima.

O Governo Federal, através do Ministério da Saúde, já forneceu 158 monitores, sendo que 80 já estão em Manaus, assim como 178 respiradores e medicamentos. Durante a reunião, o governador Wilson Lima abordou sobre o plano de imunização da vacina contra Covid-19 no estado. O governador adiantou que, na próxima segunda-feira (11), o ministro da Saúde deve desembarcar em Manaus para tratar sobre o plano de vacinação contra a Covid-19.

“O ministro desembarca com sua equipe no Estado para discutir o cenário da Covid, apresentar uma alternativa de ampliação, inclusive usando as estruturas que nós temos, como o Hospital Getúlio Vargas. Vamos discutir o plano de imunização do Amazonas, o plano de vacinação, levando em consideração que o estado do Amazonas talvez seja o mais complexo no que diz respeito à logística, sobretudo, para fazer com que a vacinação chegue aos indígenas”, comentou Wilson Lima.

Apoio em recursos humanos

O ministro Eduardo Pazuello afirmou que, em Manaus, deve reunir para discutir sobre a oferta de recursos humanos para a rede de saúde. “Estamos trabalhando para fazer a imunização de todos os brasileiros, e para que possamos dar uma resposta neste momento onde está mais afetado. Manaus está novamente passando por um momento de aperto, com certeza, dentre os motivos, é o momento do clima, também pesa muito, esse momento das chuvas, e estamos levando para Manaus tudo o que tiver que levar, principalmente recursos humanos porque é onde falta para a abertura de novos leitos”, destacou o ministro.

Abertura de leitos

O Governo do Estado tem avançado com o Plano de Contingência, que resultou na ampliação e reordenamento da rede de saúde no enfrentamento à Covid-19. O Amazonas saiu de 457 leitos para 1.070, um aumento de 134%. Desses, 260 são leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

No ano passado, foram destinados, aos 61 municípios, 875 leitos clínicos para atendimento de Covid-19. O Amazonas quase triplicou a quantidade de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) no interior, saindo de 49 para 203 leitos em 33 municípios. Desses, 143 para pacientes Covid-19.

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -