A Prefeitura de Manaus, localizada na zona oeste, deu início a vacinação contra a Covid-19 na manhã desta última terça-feira (19). Ao todo, 30 profissionais da saúde, que hoje atuam na linha de frente, foram vacinados.
Segundo o prefeito de Manaus, David Almeida (foto), para a vacinação dos demais profissionais de saúde, as equipes irão aos hospitais e, durante as trocas de plantão, farão a imunização do grupo.
David reforçou que Manaus paga o preço das festas de final de ano. “As pessoas que fizeram aquela insubordinação, nós estamos pagando as consequências das aglomerações do final de ano”, afirmou Almeida.
Ainda segundo com o prefeito, mesmo com a chegada da vacina, os cuidados devem continuar. “Essa vacinação, de toda a população, levará um ano no mínimo, pois não há vacina no mundo” declarou ele.
Manaus nesse primeiro momento receberá 40.072 doses da vacina, o que frustrou o prefeito da cidade.
“Eu achava que seria dividido baseado na proporcionalidade. Esperávamos mais e nos programamos para mais, mas faremos um jeito”, informou Almeida.
A cidade segue em negociações para trazer mais doses imunizantes ao estado. “Nós tínhamos a possibilidade de adquirir de 500 a 700 mil vacinas. Estavam oferecendo a Astrazenica, mas com um preço impraticável. Agora, o valor de 25 dólares já diminuiu para 8 dólares, sendo assim, Manaus segue lutando para que a gente possa adquirir vacina, pois a população espera por isso”, explicou David.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras