O Governo do Estado do Amazonas anunciou um novo decreto emergencial na tarde deste sábado (23). Decreto começa a valer a partir de segunda-feira (25), e é válido por 10 dias, com o objetivo de frear o avanço da pandemia do Covid-19.
De acordo com o novo decreto, a circulação de pessoas nas ruas deverá acontecer em casos de extrema necessidade de saúde ou de fim alimentício.
Conforme o novo decreto, os supermercados poderão permanecer abertos de 06 às 18 horas Farmácias poderão permanecer abertas 24 horas, e clínicas de saúde, incluindo veterinárias. Feiras passam a funcionar de 04 às 08 horas. Bares que atuam como restaurantes só poderão funcionar em formato delivery, de 06 às 22 horas. O decreto também vai estabelecer que obras de construção civil aconteçam apenas com o fim de saúde hospitalar.
A indústria funcionará apenas em turno de 12 horas, com exceção das indústrias que produzem insumos para farmácia e ou produtos essenciais aos hospitais. Motoristas de aplicativo só poderão circular na situação em que passageiro pertença a um grupo considerado essencial.
O governador Wilson Lima confirmou a vacinação de todos os idosos acima de 75 anos, seguindo o plano estadual de vacinação, e pretende imunizar entorno de 90 mio idosos no Estado. O Amazonas tem a maior taxa de transmissibilidade do país.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras