O Hospital Nilton Lins (HNL), mais uma unidade referência para pacientes com Covid-19, foi aberta aos pacientes nesta terça-feira (26), em Manaus, por iniciativa do governo do Amazonas, em parceria com o governo federal. Inicialmente, o hospital atenderá 30 pacientes transferidos de outras unidades por meio do sistema de regulação.
“Hoje estamos iniciando as atividades no hospital Nilton Lins. Já começamos a receber os primeiros pacientes e, ao longo do dia de hoje, outros estarão sendo removidos para esta unidade. Um dos grandes problemas que tínhamos era a questão do oxigênio, e ontem aconteceu o abastecimento, o que nos dá tranquilidade no funcionamento dessa unidade hospitalar”, disse o governador do Amazonas, Wilson Lima.
Ministro da Saúde
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que está em Manaus para acompanhamento da crise de saúde, ao lado do governador, explicou que a unidade será ampliada. “Nós alinhamos um projeto com a administração do Nilton Lins, que está nos apresentando já o projeto pronto e a estrutura praticamente montada, com banheiros, enfermarias, e nós vamos desdobrar a parte de oxigênio sustentável e com isso abrir mais 50 leitos clínicos, chegando então no Nilton Lins a 152 leitos”, anunciou o ministro Eduardo Pazuello.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras