Estudantes recebem alerta para a prevenção contra o HPV

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

O Papilomavírus humano (HPV), responsável por causar o tipo de câncer com maior incidência no Amazonas – o de colo de útero –, pode ser prevenido com a vacinação. Esse alerta está sendo intensificado por uma campanha da Rede Amazônica de Televisão, tendo como protagonistas a ginecologista Mônica Bandeira e a cantora Marcella Bártholo, que utiliza o grande alcance que possui nas redes sociais, para passar o recado da prevenção ao público mais jovem.

Nesta quarta-feira (26), elas estiveram na Escola Estadual Antônio Bittencourt, no bairro da Glória, onde centenas de alunos lotaram o ginásio da unidade, para ouvir as orientações da médica e bater um papo com a artista, que vem reforçando o discurso da prevenção. No final do evento, Marcella, que representou o Amazonas no ‘The Voice Kids Brasil’, fez um pocket show, cantando, dentre outras músicas, a primeira canção de sua autoria, “Recomeçar”.

A médica Mônica Bandeira é uma das pioneiras no trabalho de conscientização, no estado, para a importância da vacinação contra o HPV. A doença é sexualmente transmissível e apresenta mais de 100 tipos diferentes de infecção. Entre as mais graves formas de manifestação, pode causar o câncer de colo de útero.

Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), em 2015, 277 mulheres morreram de câncer de colo de útero, no Amazonas. Em 2016, foram 250, sendo 175 apenas em Manaus.

A vacinação previne contra o HPV, em 90% dos casos. E é indicada para meninos e meninas, a partir de nove anos. Deve ser aplicada preferencialmente antes do início da vida sexual, pois, como ainda não houve contato com o vírus, as chances de proteção são maiores.

A vacina é segura e eficaz. Além do câncer de colo de útero, o HPV também é um fator de risco para o desenvolvimento de outros tipos da doença. Dentre eles, o câncer de cabeça e pescoço, de pênis e ânus. O HPV é transmitido através da relação sexual, seja vaginal, anal ou oral. Mas também pode ser passado apenas por meio do contato da boca com essas áreas do corpo.

 

Reportagem:Redação

- PUBLICIDADE -