Conta de telefone… Controle sua Conta

    Hoje em dia qualquer tipo de economia é bem vinda, mesmo naqueles serviços essenciais como a telefonia. A conta do celular pode se tornar um grande problema para você consumidor caso não seja controlada. O primeiro passo para economizar é escolher o plano certo. Apesar do plano pré-pago oferecer um maior controle de quanto se vai gastar ao longo do mês, ele nem sempre é a melhor alternativa para as pessoas que precisam efetuar várias recargas ao longo do mês, pois neles o valor do minuto é maior. Os planos pós-pagos podem se tornar mais vantajosos dependendo da tarifa e do quanto o consumidor utiliza o aparelho, uma dica válida é, na hora de anotar o número de alguém, perguntar também a sua operadora, o motivo é que em todas as empresas do mercado as ligações são mais baratas quando efetuadas para os números da mesma rede, para algumas famílias, talvez seja mais interessante e econômico que todos os membros tenham linhas da mesma operadora os descontos costumam compensar. As ligações de telefone móvel para fixo também têm descontos, por isso, vale fazer uma pesquisa do custo do minuto da ligação em cada empresa, mas fiquem atento, as ligações de telefones fixas para celulares normalmente não têm desconto e saem mais caras, recados na secretária eletrônica dos telefones móveis também são cobrados, então se puder evite, mas não somente as ligações são cobradas nas contas de celular. O uso da internet no aparelho móvel e as mensagens de texto e multimídia também podem fazer diferença e aumentar o valor da conta. Por isso, tente controlar o uso desses serviços e compare as ofertas de pacote de dados para Internet móvel.

    Para quem não sabe o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou as empresas a cobrarem o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre assinatura básica, advinha quem dançou? Você e eu que passamos a pagar mais, desde janeiro. Embora as tarifas não tenham sido reajustadas, o imposto incorporado pode representar 37% no valor final, além do que o ICMS varia conforme o estado. Por exemplo, a alíquota é de 18% aqui em Manaus, no Distrito Federal 28%, em São Paulo 25%. A medida gerou muita polêmica, afinal em momentos de crise mexer no bolso é quase uma ofensa pessoal. Só que o STF entendeu que a assinatura mensal é sim um serviço, que oferece condições para que haja comunicação entre o assinante e outra pessoa. Claro que todos nós somos contra os aumentos de tarifas, não há necessidade dessa cobrança, isso é somente um meio que os estados encontraram para obter receita. As dicas para economizar são importantes, afinal qualquer redução no valor da fatura é válida e ai vão mais algumas: Não contrate nenhum serviço que você não vá realmente usar. Escolha o plano que melhor se enquadre às suas necessidades. Não use sem precisão seu pacote de dados, vá na configuração de seu celular e mantenha os dados moveis sempre desligados e mantenha o wi-fi ligado. A maioria dos estabelecimentos oferece internet gratuita, portanto, não hesite em perguntar a senha. Por causa da concorrência entre operadoras, a todo o momento você vai se deparar com inúmeras promoções e ofertas temporárias. Avalie todas, você tem todo o direito de fazer a portabilidade para a operadora que achar melhor, isso por lei, escolha sempre o melhor para você e que atenda suas necessidades.

    É isso ai pessoal, não se esqueçam de falar sempre o essencial nos telefones em geral, existem coisas muito legais acontecendo por ai e não compensa ficar preso a um aparelho que quer tomar conta de sua vida.

    Não Esqueça de Deixar seu Comentário ao Final da Página… 

     

    Abraços,

     

    Sebastião Cavalcante – Economista CRE 1658

    - PUBLICIDADE -