A Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) deu início, nesta sexta-feira (6), à logística para a entrega de alimentos às comunidades indígenas da região do rio Purus. Ao todo, 20 comunidades serão beneficiadas por esta iniciativa, que também inclui o envio de kits para tratamento de água potável, visando garantir a segurança alimentar e melhorar as condições de vida dos indígenas.
A operação conta com o apoio estratégico do Comando Militar da Amazônia, que facilita o transporte dos insumos até as áreas mais remotas. Segundo Joabe Leonam, diretor técnico da Fepiam, “não se trata apenas de levar alimentos, mas de garantir condições dignas de vida, especialmente em um momento crítico de estiagem.”
A ação é uma resposta à crise de abastecimento que tem afetado severamente a população local durante o período de estiagem. Com a escassez de água potável e os desafios enfrentados na produção de alimentos, a Fepiam busca mitigar os impactos dessa situação nas comunidades indígenas, promovendo saúde e bem-estar.
A entrega dos alimentos e kits é parte de um esforço mais amplo para assegurar que os direitos das populações indígenas sejam respeitados e que suas necessidades básicas sejam atendidas. A Fepiam continua comprometida em trabalhar em parceria com as comunidades para enfrentar os desafios impostos pela mudança climática e outras adversidades.
Por Redação Amazônia Sem Fronteiras
Foto: Divulgação