Centro de Ensino Literatus abraça a campanha e realiza ações de sensibilização nas suas unidades e na avenida Djalma Batista
Com o objetivo de alertar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o Centro de Ensino Literatus tem realizado uma série de ações educativas. A iniciativa da instituição faz parte da mobilização nacional em prol do Dezembro Vermelho.
“Além de combater o estigma associado à condição, as ações têm o intuito de trazer informações sobre métodos de prevenção, onde buscar assistência e a importância do diagnóstico precoce”, informou a presidente do Grupo Literatus, Elaine Saldanha. Assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, a campanha Dezembro Vermelho já faz parte do calendário da instituição.
A programação do Literatus inclui sensibilização por meio de palestras e distribuição de informativos e preservativos para a população em geral. Neste ano, a instituição realizou uma ação educativa com estudantes do curso Técnico em Enfermagem em uma das avenidas mais movimentadas da capital amazonense, a avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul.
De acordo com dados do painel epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), o Amazonas registrou uma redução de 6,6% nos casos de HIV nos primeiros 11 meses de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a novembro deste ano, o estado contabilizou 2.370 novos casos do vírus, enquanto que no mesmo período do ano anterior foram contabilizados 2.539 casos.
Fonte: Três Comunicação
Foto: divulgação