Amazonas Registra Recorde na Abertura de Empresas em Janeiro de 2024

- PUBLICIDADE -

Apesar dos desafios econômicos enfrentados em 2024, o estado do Amazonas surpreendeu ao registrar, em janeiro, o maior número de aberturas de empresas para um mês nos últimos nove anos. Durante o período, foram formalizados 1.228 novos negócios junto à Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), representando um aumento de 79,21% em relação a dezembro de 2024, quando foram abertas 683 empresas. Comparado a janeiro do ano passado, o crescimento é ainda mais expressivo, com um avanço de 70,71% sobre os 717 novos negócios registrados.

Esse recorde na série histórica da autarquia estadual é alimentado pelo Mercantil de Registro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que iniciou suas atividades em 2016. Apesar da deterioração do cenário macroeconômico, marcada por altas da inflação, volatilidade cambial e aumento das taxas de juros, o Amazonas também apresentou uma desaceleração na taxa de mortalidade de pessoas jurídicas no primeiro mês do ano.

O estado registrou o encerramento das atividades de 530 pessoas jurídicas em janeiro, uma diminuição de 22,40% em comparação ao mês anterior, que teve 683 encerramentos. Contudo, quando analisado em relação ao mesmo período do ano anterior, que contabilizou 387 encerramentos, houve um aumento significativo de 36,95%, segundo dados da Junta Comercial do Estado do Amazonas.

Essas informações revelam um cenário misto para o estado, onde a resiliência dos empreendedores contrasta com os desafios econômicos que ainda persistem.

Por Redação Amazônia Sem Fronteiras
Foto: internet

- PUBLICIDADE -