Goleiro Beto campeão AM de 1979
Paulo Roberto Brambila (Beto),goleiro que nasceu na cidade de Canoas, interior do Rio Grand do Sul, foi campeão de 1979 pelo Nacional Futebol Clube. Além do Leão da Vila Municipal, o arqueiro também defendeu as cores do Santa Cruz do Sul, Internacional de Lages, Santa Catarina, Pelotas, Rio Negro, Fast e Cruzeiro, do Rio Grande do Sul.
O time da Vila Municipal disputou o certame amazonense ao lado do Fast Clube, São Raimundo, América, Sul América, Libermorro e Rio Negro. O técnico azulino era Laerte Dória, com o time contando com nomes como Beto, Paulo Galvão, Ely, Soló, Bendelak, Careca, Nilson, Marinho Macapá, Esquerdinha, Cabralzinho, Corrêa, Armando e Mariceudo.
No dia 15 de março daquele ano, João Baptista Figueiredo tomava posse como o 30º presidente do Brasil,o último da ditadura militar. Seu mandato ficou marcado pela continuação na abertura politica do governo de Ernesto Geisel.
Em 1979 o Campeonato Brasileiro de Futebol caiu em um descrédito definitivo. O governo militar brasileiro não estava disposto a perder a sua influência no interior do país, permitindo à Confederação Brasileira de Desportos (CBD) organizar um torneio de proporções épicas. A CBD, em vésperas de ser substituída pela atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), desenhou um modelo em quatro etapas distintas eludindo o formato de liga regular. Cinquenta e oito jogos durante três meses para apurar o campeão do Brasil, o Internacional-RS.
Pelo mundo, 1979 foi um ano no qual uma série de figuras importantes apareceu no cenário mundial. Margaret Thatcher venceu as eleições gerais e se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeira Ministra da Grã-Bretanha, permanecendo no poder mais 11 anos. Deng Xiaoping começou a liberalizar a economia chinesa. O Aiatolá Khomeini instaurou a república islâmica. Karol Wojtyla viajou à Polônia como o primeiro papa eslavo. E no Afeganistão os mujahideen se levantaram contra o regime soviético com o apoio tácito dos EUA.
Além do título de 1979, o goleiro Beto também esteve no Nacional campeão de 1980. Naquele ano o Naça contava também com jogadores como Sarará, Américo, Jorge Mendonça, Silva, Reis, Ribamar, Rafael, Dedé e Dão. O Nacional disputou aquele certame ao lado de Rio Negro, Fast, Sul América, América, Libermorro, Olaria (Humaitá),Penarol (Itacoatiara) e São Raimundo. Olaria e Penarol disputaram o certame estadual pela primeira vez.
Em 1981, Beto defendeu as cores do Atlético Rio Negro Clube pelo qual foi campeão em 1982, embora com uma só atuação. Jogou no time barriga-preta até 1983, quando assinou contrato com o Fast Clube. Em 1985 voltou a defender as cores do Nacional. No ano de 1987, Beto vestiu a camisa do Fast Clube, fazendo seu último jogo no dia 17 de maio em Itacoatiara, contra o Penarol, com marcador de 1 a 1.
Beto teve problemas com a bebida e faleceu no dia 30 de agosto de 2005, aos 54 anos de idade.
Willian D’Ângelo