Túnel do Tempo: A Copa do Mundo de 1986 no México

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

A Copa do Mundo de 1986 seria disputada na Colômbia. Essa era uma certeza desde o ano de 1966, quando a Fifa, respeitando o já estabelecido revezamento entre Europa e Américas, determinou o país sul-americano como sede. A escolha foi feita em um congresso em Londres, o mesmo que referendou a Argentina para o Mundial de 1978.

Só que a certeza foi dando lugar às dúvidas. A economia colombiana não passava segurança suficiente de que o país seria capaz de receber o Mundial. No dia 29 de setembro de 1982, o presidente colombiano Belisário Betancurt, anunciou que o país abriria mão de receber a Copa, alegando dificuldades econômicas e sociais. A desistência da Colômbia deixou a Fifa numa situação difícil.

Após sofrer com terremotos, o México foi garantido como o país que receberia a Copa do Mundo de 1986. Terremotos não eram novidade em países-sede de Copa do Mundo, pois no ano de 1962, o Chile sofreu o mesmo problema.  Apesar de o México ser escolhido para sediar o Mundial faltando menos de 8 meses para o inicio da Copa, os mexicanos fizeram um belo mundial, ficando na sexta colocação.

O Brasil chegou a Copa do Mundo de 1986 ainda olhando para a competição anterior, onde apresentou um futebol vistoso mais sem conseguir o título. Na primeira fase, o Brasil conseguiu três vitórias, vencendo Espanha, Argélia e Irlanda do Norte. Venceu a Polônia nas oitavas-de-final por 4 a 0 e caiu nos pênaltis para a França nas quartas-de-final.

Foto: Divulgação

Alijada da final pela Alemanha (como em 1982), a França escalou um time basicamente reserva para a decisão do terceiro lugar contra a Bélgica. A França venceu a partida por 4 a 2 e repetiu o terceiro lugar de 1958. Além desta derrota, a Bélgica também já vinha de uma derrota para a Argentina por 2 a 0.

Argentina e Alemanha não estavam entre os principais favoritos da Copa, e chegaram à final de maneiras distintas. Os sul-americanos foram rebocados pelo talento de Maradona, fundamental nas vitórias sobre Uruguai, Inglaterra e Bélgica. Já os europeus se arrastaram por toda a Copa. A final da Copa do Mundo de 1986 foi disputada em 29 de junho no Estádio Azteca, na Cidade do México. A Argentina venceu a Alemanha Ocidental por 3 a 2 e se tornou bicampeã do mundo.

 

Reportagem: Willian D’Ângelo

Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -