A Agência Nacional de Saúde (ANS) determinou a venda da carteira de clientes da Unimed Manaus no prazo máximo de 30 dias. A decisão do órgão foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) publicado nesta quarta-feira (27). A transferência de 122 mil clientes da Unimed Manaus para outro plano ocorre, segundo a ANS, por causa das dificuldades financeiras. Em junho, a cooperativa admitiu que tenta sanar dívida de, pelo menos, R$ 500 mil.
Além da entrega dos clientes para a operadora de planos de saúde, também foi decidido a suspensão da comercialização de novos planos e produtos da Unimed Manaus.
A Unimed Manaus confirmou nesta manhã de quarta-feira, a alienação compulsória de sua carteira de beneficiários por meio da decisão da ANS. A operadora de planos de saúde manauara informou que, nos próximos 30 dias esses atendimentos prestados aos beneficiários estão mantidos, sem qualquer alteração nos atendimentos assistenciais-hospitalares.
A decisão de venda foi tomada pela ANS na última segunda-feira (25), em uma reunião ordinária da agência reguladora do serviço. Nesta quinta-feira haverá uma reunião com os cooperados.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras