Soraya Arruda é pré-candidata pelo Podemos

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Atual presidente da Ong Acauã, Soraya Arruda (foto) foi confirmada como pré-candidata a deputada estadual para as próximas eleições. A Ong Acauã é um movimento que contribui no debate sobre os direitos e lutas das mulheres.

Caso se confirme a sua candidatura, a violência contra as mulheres será uma das bandeiras levantadas por Soraya Arruda. “Somos hoje 52% da população do país e merecemos que nossas propostas e prioridades sejam respeitadas”, disse Soraya.

“A cada dia, mais mulheres têm coragem de denunciar a violência que sofrem em seus lares. Esses casos chegam ao Poder Judiciário por meio de diferentes canais do Sistema de Justiça, mas nem toda mulher tem conhecimento sobre todos os possíveis locais para denunciar uma agressão. Hoje trabalhamos na inclusão de novas parcerias e várias atividades para promover o empoderamento das mulheres. Embora as mulheres tenham conseguido muitas conquistas, ainda há um longo caminho a ser percorrido”, completou a pré-candidata.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2000 pela Comission on the Status of Woman, entidade da ONU (Organizações das Nações Unidas) uma em cada três mulheres no mundo são violentadas. No Brasil, a cada 5 minutos uma mulher é agredida e, de acordo com um relatório apresentado pelo Ministério da Justiça, 70% dos casos partem de conhecidos ou familiares.

25 DE NOVEMBRO DE 1991

A partir de 25 de novembro de 1991, mais de 130 países deram início à “Campanha de 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra a Mulher”. No Brasil a campanha chegou pelas mãos dos movimentos sociais.

Somente em 2003 que a Campanha foi institucionalizada pelo Governo Federal, ganhando visibilidade, sendo oficializada também nos Estados e com mais espaços nos meios de comunicação.

Em 1934, o Brasil teve sua primeira representante política no gênero feminino. Carlota Pereira de Queiroz foi eleita deputada. Em 2011, 77 anos depois, a primeira presidente é eleita.

CONVENÇÃO DO PARTIDO

Confirmada como pré-candidata, Soraya Arruda aguarda agora a convenção do seu partido. Vai até 5 de agosto a fase das convenções partidárias. Esse é momento em que os 35 partidos brasileiros devem reunir seus filiados para decidirem eventuais coligações com outras legendas e, principalmente, os nomes para os cargos eletivos.

 

Reportagem: Willian D’Ângelo

- PUBLICIDADE -